domingo, 21 de julho de 2013

FILMES EM DOMÍNIO PÚBLICO - BRANCA DE NEVE & OS SETE ANÕES (1937) - DISNEY


SNOW WHITE AND THE SEVEN DWARFS - 1937
(BRANCA DE NEVE & OS SETE ANÕES)

FILME AMERICANO, PRIMEIRO LONGA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO DOS ESTÚDIOS DISNEY, TENDO POR BASE O CONTO DE FADAS DE MESMO NOME DOS IRMÃOS GRIMM. FOI O PRIMEIRO FILME DE ANIMAÇÃO PRODUZIDO NOS ESTADOS UNIDOS, TOTALMENTE EM CORES, O PRIMEIRO DOS MUITOS CLÁSSICOS QUE VIRIAM A SER PRODUZIDOS PELOS ESTÚDIOS DE WALT DISNEY.

GÊNERO: ANIMAÇÃO
DIREÇÃO: DAVID HAND
TEMPO: 83 MINUTOS
ANO: 1937


CAPA DVD

NENHUM FILME NA HISTÓRIA DO CINEMA CAPTUROU A IMAGINAÇÃO COM TANTA MAESTRIA QUANTO O LONGA METRAGEM DE WALT DISNEY NESTA OBRA-PRIMA DA ANIMAÇÃO. GERAÇÃO APÓS GERAÇÃO CELEBRA A MÁGICA HISTÓRIA, COM MEMORÁVEL TRILHA SONORA E PERSONAGENS INESQUECÍVEIS.







SINOPSE

UMA MÁ E BELA RAINHA (QUE TAMBÉM É BRUXA) RESOLVE, POR INVEJA E MALDADE, MANDAR MATAR SUA ENTEADA, BRANCA DE NEVE, A MAIS LINDA DE TODAS.
MAS O CARRASCO QUE DEVERIA ASSASSINÁ-LA A DEIXA PARTIR E, DURANTE SUA FUGA PELA FLORESTA, ENCONTRA A CABANA DOS SETE ANÕES, QUE TRABALHAM EM UMA MINA DE DIAMANTES E PASSAM A PROTEGE-LA.
LGUM TEMPO DEPOIS, QUANDO DESCOBRE QUE BRANCA DE NEVE CONTINUA VIVA, A RAINHA DISFARÇADA DE BRUXA E VAI TRÁS DA MOÇA COM UMA MAÇÃ ENVENENADA, QUE FAZ COM QUE BRANCA DE NEVE CAIA EM UM SONO PROFUNDO POR TODA A ETERNIDADE.
AGORA, SÓ A FORÇA E A MAGIA DE UM BEIJO DE AMOR VERDADEIRO PODERÃO SALVÁ-LA.




CAPA EDIÇÃO DIAMANTE (BLU-RAY+DVD)


Créditos da dublagem brasileira:

Estúdio (1938): Cinelab, RJ

Tradução: João de Barro (Braguinha) e Ruy Castro
Tradução (canções): João de Barro (Braguinha)


Estúdio (1965): Riosom, RJ

Tradução: Gilberto Souto, Telmo Perle Münch

Tradução (canções): Aloysio de Oliveira
Direção de dublagem: Telmo Perle Münch


MÚSICAS


As músicas de Branca de Neve e os Sete Anões foram compostas por Frank Churchill e Larry Morey, enquanto Paul J. Smith e Leigh Harline compuseram a trilha sonora incedental.

As músicas conhecidas do filme incluem "Heigh-Ho", "Some Day My Prince Will Come" e "Whistle While You Work". Já que Disney não possuia uma compania fonográfica na época do filme, os direitos musicais do filme foram cedidos para a Bourne Co., que continua possuindo esses direitos.
Branca de Neve e os Sete Anões se tornou o primeiro longa-metragem americano a ter uma trilha sonora lançada juntamente com o filme.

PRÊMIOS E INDICAÇÕES

INDICADO AO OSCAR DE MELHOR TRILHA SONORA;
EM 1939, PARA COMEMORAR O PRIMEIRO FILME INTEIRAMENTE ANIMADO DO CINEMA NORTE-AMERICANO, O CRIADOR DE BRANCA DE NEVE, WALT DISNEY, FOI HOMEGEADO COM UM OSCAR HONORÁRIO FEITO SOB MEDIDA: UMA DAS ESTATUETAS ERA DE TAMANHO NORMAL, MAS FAZIA CONJUNTO COM OUTRAS SETE PEQUENINAS;
GANHOU O GRANDE BIENNALE ART TROPHY, NO FESTIVAL DE VENEZA.

CURIOSIDADES


  • O orçamento inicial de Branca de Neve e os Sete Anões era de 150 mil dólares, mas o filme acabou custando a Walt Disney a quantia de 1,5 milhão de dólares, um valor astronômico para a época.
  • O filme levou quatro anos e meio para ser concluído.
  • Cerca de 50 nomes foram inicialmente propostos para os anões do filme.
  • Embora a imagem que a Rainha assume para enganar Branca de Neve não seja chamada de "Bruxa" em momento nenhum do filme, foi sob este apelido que ela se celebrizou ao longo das décadas.
  • Nas versões em língua não-inglesa de do filme, os nomes dos anões em suas respectivas camas foram substituídos pelos nomes por eles recebidos em cada país.
  • Algumas cenas feitas para o filme, foram cortadas na edição do longa-metragem, como a cena que os sete anões, como prova de gratidão, constroem uma cama para Branca de Neve e também uma outra cena onde os anões comem sopa.
  • Os movimentos da Branca de Neve foram feitos tendo como base os movimentos da dançarina Marge Champion.
  • Branca de Neve e os Sete Anões foi o primeiro longa-metragem animado da Disney. Foi este filme que pôs os estúdios da Disney à frente dos seus rivais.
  • Em 1938 Walt Disney recebeu um Oscar especial e sete mini estatuetas, representando a Branca de Neve e Os Sete Anões, o Oscar lhe foi entregue pela atriz-mirim Shirley Temple.
  • Quando os anões vão trabalhar e Branca de neve beija a careca de cada anão, não aparece o Feliz.
  • A criação dos sete anões foi a parte mais difícil da produção do filme. Foram necessárias 570 desenhistas e várias versões até chegar a versão atual.
  • No Brasil, a única vez que o filme foi exibido na televisão aberta foi na Sessão de Sábado, da Rede Globo no dia 25 de Dezembro de 2010 (72 anos depois de sua estreia nos cinemas brasileiros). O filme foi exibido como um especial de fim de ano da emissora.
  • O programa Fantástico da Rede Globo durante uma reportagem confundiu a dubladora Dalva de Oliveira com Maria Alice Barreto.
  • A dublagem brasileira dos anos 30 do filme é tida como rara, pois os lançamentos em VHS, DVD e Blu-Ray estão com a dublagem da década de 60.




             
            DISNEY: BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES por qamaleaodigital no Videolog.tv.

3 comentários:

  1. Esse filme realmente é dominio publuico? a Disney fechou acordos para o material dela nao cair em dominio publico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não está em Domínio Público não.

      Excluir
    2. Mas esses acordos não seriam somente nos EUA? A lei de Copyright nos EUA é diferente da do resto do mundo.

      Excluir