sexta-feira, 5 de julho de 2013

NASCE UMA ESTRELA (A STAR IS BORN, 1937)

CAPA DVD SUBMANRINO


JANET GAYNOR

CAPA BLU-RAY AMERICANA

FREDRIC MARCH

NASCE UMA ESTRELA (A STAR IS BORN)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A STAR IS BORN (NASCE UMA ESTRELA), FILME NORTE-AMERICANO DE 1937, DIRIGIDO POR WILLIAM A. WELLMANN E PRODUZIDO POR DAVID O. SELZNICK, COM ROTEIRO DE WILLIAM A. WELLMANN, ROBERT CARSON, DOROTHY PARKER E ALAN CAMPBELL.

SINOPSE
Esther Blodgett Victoria anseia em se tornar uma atriz de Hollywood. Apesar de sua tia e pai desencorajar tais pensamentos, a avó de Ester lhe dá suas economias para seguir seu sonho.
Esther vai para Hollywood e tenta conseguir um emprego como um extra, mas tantos outros tiveram a mesma idéia que a agência de seleção parou de aceitar aplicações. Esther fica sabendo que suas chances de se tornar uma estrela são de uma em um milhão. Ela faz amizade com um novo residente na casa dela de embarque, o assistente de diretor Danny McGuire, ele mesmo fora do trabalho. Quando Danny e Esther vão a um concerto para esquecer de seus problemas, Esther tem seu primeiro encontro com Norman Maine, um ator que ela admira muito. Norman tem sido uma grande estrela durante anos, mas seu alcoolismo obteve sua carreira em declínio.
Danny consegue para Esther um trabalho como garçonete em uma festa a fantasia de Hollywood. Ao servir os hors d'oeuvre, ela chama a atenção de Norman. Ele recebe o seu produtor de longa data e bom amigo, Oliver Niles, para fazer um teste com Esther. Impressionado, Oliver lhe dá um novo nome, Vicki Lester, e um contrato. Ela pratica as poucas linhas para seu primeiro papel minúsculo.
No entanto, quando o estúdio tem problemas para encontrar uma protagonista para o filme atual de Norman, intitulado The Enchanted Hour, Norman convence Oliver a lançar Esther. O filme faz dela um sucesso, assim como os espectadores continuam a perder o interesse em Norman.
Norman conta para Vicki, ela aceita quando ele prometer parar de beber. Eles fugem do mainstream, para desfrutar de uma lua de mel em um acampamento nas montanhas. Quando eles retornam, a popularidade de Vicki continua a disparar, enquanto Norman percebe sua própria carreira acabou, apesar das tentativas de Oliver para ajudá-lo. Norman permanece sóbrio por um tempo, mas a sua frustração sobre a sua situação, finalmente, o empurra para a bebida. Ele começa a beber novamente. Quando Vicki ganha um dos melhores prêmios da industria do cinema, ele interrompe o seu discurso de aceitação, bêbado exigindo três prêmios para a pior atuação do ano.
A estadia em um sanatório para curar o alcoolismo parece cada vez mais perturbador para Norman, mas um encontro casual com Libby dá o assessor de imprensa uma oportunidade para desabafar seu desprezo escondido. Norman continua bebendo. Ester decide desistir de sua carreira para dedicar-se à sua reabilitação. Depois de Norman ouve a discutir o seu plano com Oliver, ele afoga-se no Oceano Pacífico.
Triste, Vicki decide sair e ir para casa. Logo depois, sua avó aparece e convence-la a retomar a agir. Na estréia de seu próximo filme no Teatro Chinês Grauman, Vicki é convidada a dizer algumas palavras no microfone com ela muitos fãs em todo o mundo ouvir, ela anuncia: "Olá a todos. Esta é a Sra. Norman Maine."

ELENCO
Janet Gaynor como Esther Blodgett/Vicki Lester
Fredric March como Norman Maine
Adolphe Menjou como Oliver Niles
May Robson como Grandmother Lettie
Andy Devine com Daniel "Danny" McGuire
Lionel Stander como Matt Libby
Owen Moore como Casey Burke
Peggy Wood como Miss Phillips

A STAR IS BORN FOI FILMADO ENTRE OUTUBRO E DEZEMBRO DE 1936, COM UM ORÇAMENTO ESTIMADO EM $1173639, TENDO ESTREADO EM LOS ANGELES, CALIFÓRNIA EM 27 DE ABRIL DE 1937 (TEATRO CHINÊS GRAUMAN). EM NOVA IORQUE, O FILME ESTREOU NO RADIO CITY MUSIC HALL.


FILME VENCEDOR DO OSCAR DE MELHOR FOTOGRAFIA E ROTEIRO, TENDO SIDO INDICADO NAS CATEGORIAS DE MELHOR ATRIZ (JANET GAYNOR), MELHOR ATOR (FREDRIC MARCH), MELHOR DIRETOR (WILLIAM A. WELLMANN) E MELHOR FILME.

JANET GAYNOR & FREDRIC MARCH


CARTAZ DE A STAR IS BORNE
POSTER DE A STAR IS BORN


 

CURIOSIDADES

LIONEL STANDER

*** ATOR QUE ANOS MAIS TARDE CAIU NOS OSTRACISMO, POR CONTA DE PERSEGUIÇÃO POLÍTICA, PERÍODO QUE FICOU CONHECIDO COMO MCCARTHISMO-MOVIMENTO ANTI COMUNISTA QUE PRENDEU, ACUSOU E PERSEGUIU, INCLUINDO INUMERAS PERSONALIDADES DO MUNDO DA SÉTIMA ARTE. COM POUCAS CHANCES DE ARRUMAR TRABALHO NOS ESTADOS UNIDOS, DEVIDO SEU NOME CONTAR NUMA LISTA NEGRA, LIONEL FOI TRABALHAR NA EUROPA. ANOS MAIS TARDE, FOI CHAMADO PARA INTERPRETAR UM MORDOMO NA TELEVISÃO, COMPLEMENTANDO O ELENCO FORMADO POR ROBERT WAGNER & STEPHANIE POWERS NO SERIADO AMERICANO DE GRANDE SUCESSO MUNDIAL "HART TO HART", QUE NO BRASIL FICOU CONHECIDO COMO "CASAL 20".

*** A STAR IS BORN FOI REFILMADO EM 1954, TENDO JUDY GARLAND E JAMES MASON NO ELENCO DIRIGIDO POR GEORGE CUKOR; E EM 1976, COM BARBRA STREISAND & KRIS KRISTOFFERSON, LEVANDO A HISTÓRIA PARA O MUNDO DA MÚSICA E COM DIREÇÃO DE FRANK PIERSON.

*****ATENÇÃO!!!
HOLLYWOOD ESTÁ PARA COMETER MAIS UM CRIME (ESPANTO!!!), ANUNCIA-SE UMA REFILMAGEM COM DIREÇÃO DE CLINT EASTWOOD, DEVENDO SER ESTRELADO POR BEYONCÉ KNOWLES (ARGH!!!), TENDO COMO POSSÍVEIS PARTNERS LEONARDO DICAPRIO, WILL SMITH, SEAN PENN, JAY-Z (HAHAHAHA-SOCORROOOOOOO) E MAIS UMA TROPA DE ATORES DECADENTES OU NA MODA, TUDO PURA ESPECULAÇÃO NA TENTATIVA DE DEIXAR O PÚBLICO NA ESPECTATIVA E ARRECADAR ZILHÕES DE DÓLARES...

A CADA REFILMAGEM, COM EXCEÇÃO PARA A VERSÃO DIRIGIDA POR GEORGE CUKOR, O CRIME VAI PIORANDO DEVIDO A FALTA DE CRIATIVIDADE QUE IMPERA NA INDÚSTRIA AMERICANA. FIQUEI MUITO DECEPCIONADO POR VER O NOME DE CLINT EASTWOOD ENVOLVIDO NESTE PROJETO, VISTO SER UM DIRETOR TALENTOSO E UMA PESSOA DE GRANDE SENSIBILIDADE.  
MAS FAZER O QUE? NADA MAIS É SAGRADO, E JÁ FAZ TEMPO, NÃO É DE HOJE QUE O CINEMA AMERICANO TORNOU-SE UM VERDADEIRO ZUMBI.



*****

UM VERDADEIRO CLÁSSICO DO CINEMA AMERICANO, O QUAL ME MARCOU MUITO QUANDO AINDA NA ADOLESCÊNCIA, PELA FORÇA DA SUA HISTÓRIA, ELENCO INCOMPARÁVEL E DIREÇÃO PRECISA, IMPECÁVEL. DURANTE MUITOS ANOS NÃO PERDIA UM FILME ESTRELADO POR FREDRIC MARCH,  EM MINHA HUMILDE OPINIÃO UM DOS MELHORES ATORES DO CINEMA AMERICANO ATÉ HOJE. SUA ATUAÇÃO NESTE FILME É INESQUECÍVEL.


Ernest Frederick McIntyre Bickel (Racine, Wisconsin, 31 de Agosto de 1897Los Angeles, 14 de Abril de 1975) foi um ator norte-americano, vencedor de dois Óscares.

Freqüentou a escola primária de Winslow Elementary School, e depois o secundário na Racine High School e, finalmente, a Universidade do Wisconsin, onde foi membro da fraternidade Delta Alpha Phi. Começou sua vida profissional como bancário, mas uma apendicectomia de emergência o fez reavaliar sua vida e, em 1920, começou a trabalhar como figurante de filmes em Nova Iorque, enquanto adotou uma forma abreviada do nome de solteira de sua mãe: Marcher. Estreou na Broadway em 1926 e, ao final da década de 1920, assinou um contrato como ator com a Paramount Pictures.
March ganhou uma indicação para o Oscar de 1930, por sua atuação em The Royal Family of Broadway, no qual fez um papel baseado em John Barrymore. Ganhou a estatueta de melhor ator em 1932 por Dr. Jekyll and Mr. Hyde, e novamente em 1946 por The Best Years of Our Lives. Na cerimônia de entrega dos prémios de 1954, March foi o anfitrião, durante o 26ª Óscar.
Foi um dos poucos atores que resistiram em assinar contratos de longo prazo com os estúdios, o que lhe permitiu trabalhar independentemente e escolher os papéis que lhe eram oferecidos, ao tempo em que evitava a imposição deles. Ao tempo em que atuava no cinema manteve também sua carreira na Broadway, e sua produção de filmes não foi tão prolífica quanto a de outros atores.
Entretanto, March ganhou duas vezes o Prêmio Tony de Melhor Ator: em 1947, na peça Years Ago, escrita por Ruth Gordon; e em 1957, pela produção da Broadway de Eugene O'Neill - Long Day's Journey Into Night.
Amigo do dramaturgo Arthur Miller, ele foi o favorito do escritor para estrelar "Willy Loman", personagem principal de Death of a Salesman (A Morte do Caixeiro-Viajante), vencedora do Prêmio Pulitzer de 1949. O diretor Elia Kazan, porém, preferiu lançar Lee J. Cobb como Willy Loman, e Arthur Kennedy no papel do filho Biff Loman. March veio depois a estrelar o papel na versão cinematográfica de 1951 da Columbia Pictures, dirigida por Laslo Benedek.
Talvez o maior papel de sua vida madura tenha ocorrido em Inherit the Wind (1960), em que atuou ao lado de Spencer Tracy.
Quando submeteu-se a uma cirurgia para câncer na próstata, em 1972, parecia que sua carreira havia se encerrado, mas conseguiu ainda um grande desempenho em The Iceman Cometh, como um complicado barman irlandês, chamado Harry Hope. Ironicamente o filme foi co-estrelado por Robert Ryan, que estava entrando na fase terminal de um câncer de pulmão - sendo esta a última obra dos dois atores.
Fredric March morreu em Los Angeles, California, na idade de 77 anos, de câncer. Foi casado com a atriz Florence Eldridge, desde 1927 até sua morte. Tiveram 2 filhos, adotados.
Durante sua vida, junto à esposa, eram filiados ao Partido Democrático e foram defensores das políticas liberais. Seu apoio ao lado Republicano durante a Guerra Civil Espanhola (Segunda República Espanhola) é algo controverso.
March tem uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood, no número 1616 da Vine Street.

Prêmios e indicações na Academia

1952 Nomeação por Death of a Salesman

1947 Vencedor por The Best Years of Our Lives

1938 Nomeado por A Star Is Born

1932 Vencedor por Dr. Jekyll and Mr. Hyde

1931 Indicado por The Royal Family of Broadway

FILMOGRAFIA (PARCIAL)

        (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fredric_March)

***ESTE FILME É DE DOMÍNIO PÚBLICO, NÃO INCENTIVAMOS A PIRATARIA, APENAS COMPARTILHAMOS E INCENTIVAMOS OUTROS A COMPARTILHAR CONTEÚDO DE FORMA LEGAL E EXERCER SEU PAPEL NA SOCIEDADE, FAZER COM QUE ELA CONTINUE PENSANDO E CRIANDO ENTRETENIMENTO DE QUALIDADE AO ALCANCE DE TODOS!



















Nenhum comentário:

Postar um comentário